top of page

Menos é mais no Estilo Escandinavo

Atualizado: 16 de jul. de 2018

O Estilo Escandinavo de decorar é uma tendência cada vez mais consolidada no meio da arquitetura e do design. Simplicidade e conforto são os principais conceitos dentro desse universo. Mas afinal, o que é o jeito nórdico de decorar um ambiente e como podemos incorporar isso na nossa casa e dia-a-dia?

Estilo Escandinavo
Sala de estar (Foto: Divulgação).

Antes das dicas, vamos começar pela origem desse estilo. Pra quem não sabe, a Escandinávia é uma região no norte da Europa que abrange basicamente a Dinamarca, Suécia e a Noruega. O termo “Estilo Escandinavo” foi difundido a partir da obra do artista sueco Carl Larsson, cujas pinturas retratavam sua vida familiar na cidade de Sundborn. A esposa de Larsson, que também trabalhava com artes plásticas, tinha um jeito único e muito pessoal de decorar os ambientes e a residência do casal se tornou uma referência desse estilo.

Estilo Escandinavo
Imagem: Obra de Carl Larsson.

O equilíbrio perfeito entre aconchego, simplicidade e formas contemporâneas são característicos do estilo de décor escandinavo, e hoje em dia é uma ótima saída pra quem busca mais paz dentro do lar. Depois de sermos bombardeados o dia todo pelas tarefas do trabalho, pelas notícias e posts das redes sociais, nada melhor do que chegar em casa e descansar a mente em um ambiente clean e bem decorado.


Para apostar no Estilo Escandinavo, nada melhor do que começar pelo mais simples: pintando as paredes de casa de branco. Além de trazer uma sensação de calma e tranquilidade, a cor branca ajuda muito na questão da iluminação, ainda mais em regiões em que os dias costumam ser bastante curtos, que é o caso da Escandinávia. Por isso em muitos projetos com essa inspiração nórdica, as janelas - que permitem a entrada de luz natural - são um ponto focal e aproveitadas ao máximo. Sendo assim, sempre que possível torne as janelas o centro das atenções.

Apostar no branco também no mobiliário e deixar o espaço todo monocromático, torna o cômodo ainda mais minimal. Reforçando essa atmosfera serena, os estofados e tecidos normalmente são neutros e naturais, por isso se jogue no linho, algodão e lã em tons neutros, como branco, bege, cinza, preto e marrom. Vale ressaltar também que usar toques de cor nos objetos de decoração, como almofadas e quadros, são uma boa alternativa para aquelas pessoas que não conseguem se acostumar com a ideia de viver em um ambiente quase 100% branco.


Lembra que em um post anterior sobre as tendências de 2018 em design e arquitetura, comentamos sobre as plantas dominando cada vez mais os ambientes internos da casa? Na decoração escandinava não é diferente, elementos naturais são bem-vindos! Outro ponto importante do décor escandinavo é manter os ambientes livres do excesso de objetos. Nada de ter várias caixinhas e enfeites tomando conta dos espaços, o ideal é manter tudo o mais limpo possível, sem muita informação.

A madeira - por ser uma matéria-prima natural e que traz um ar de aconchego pra qualquer lugar - também é muito usada no Estilo Escandinavo, seja no piso, nos pés dos móveis ou em estantes. Em tons mais claros, mais nórdico impossível. Já o design do mobiliário costuma ser reto e mais elegante, dificilmente apresentando alguma forma curva.


Elementos rústicos e industriais, como canos e conduítes expostos, como fizemos no nosso primeiro projeto, o da Hamburgeria Tradi, são outra característica presente no Estilo Escandinavo. Não tenha medo de incorporar esses detalhes ao seu projeto e se surpreenda com esse toque diferenciado.


Ao longo dos últimos anos, o Estilo Escandinavo conquistou as pessoas apaixonadas e antenadas em decoração e se firmou desde então, como uma das principais tendências dentro desse universo. Aqui na KC ARQUITETURA, não poderia ser diferente. Em uma das obras em andamento no escritório, nos inspiramos justamente nessa referência nórdica. Ficou curioso(a)? Conheça o projeto Apartamento VA.


134 visualizações

Posts recentes

bottom of page