top of page

Sesc 24 de Maio é um marco no Centro de São Paulo

Atualizado: 16 de jul. de 2018


Sesc 24 de Maio
Sesc 24 de Maio (Foto: Divulgação).

Em Agosto de 2017, o Theatro Municipal e a Galeria do Rock, ambos no Centro de São Paulo, ganharam um reforço de peso: o Sesc 24 de Maio. Projetado por ninguém menos que Paulo Mendes da Rocha, um ícone da arquitetura brasileira contemporânea, o prédio conta uma infraestrutura repleta de atrações.


Ao longo dos 13 andares projetados pelo escritório MMBB em parceria com Mendes da Rocha, ganhador de diversos prêmios ao longo de sua carreira, entre eles o Prêmio Pritzker em 2006, a construção contempla um teatro, restaurante, biblioteca, parede de escalada, além de uma piscina no terraço, que é um dos pontos mais cobiçados da nova unidade do Sesc, graças a sua vista 360 do skyline da cidade.

Sesc 24 de Maio
Teatro (Foto: Divulgação).

Localizado na antiga sede da Mesbla, uma rede de loja de departamentos já extinta, o projeto do Sesc 24 de Maio representa um novo modo de viver e observar a região central de São Paulo, propondo uma “transformação no patrimônio urbano construído”, de acordo com a equipe do projeto.


Uma das características mais interessantes de toda a obra é que a estrutura básica original do edifício foi aproveitada, criando assim uma conexão com o passado. No entanto, dado o projeto ambicioso de se construir um complexo como o Sesc em pleno Centro de São Paulo, algumas demolições e novas construções foram necessárias.


Entre as maiores renovações do Sesc 24 de Maio, a principal delas é a nova estrutura central que suporta a piscina na cobertura do prédio, cujo acesso, infelizmente, é restrito apenas aos sócios da instituição. Mas do 11º andar já é possível curtir uma vista privilegiada da cidade acompanhada de um bom café. De lá é possível avistar os vizinhos icônicos da construção, como o Theatro Municipal, a Galeria do Rock e o recém inaugurado Farol Santander.

Nesse mesmo pavimento há também um espelho d’ água, em que os visitantes e as crianças se divertem nos fins de semana. Além de render fotos lindas da construção modernista, que é repleta de espaços abertos e marcado pela presença constante do concreto.


Até se firmar como um marco na revitalização dos espaços de convivência da região central, a construção do Sesc 24 de Maio foi longa: tudo começou no ano de 2009 e só foi concluída anos depois, já que a obra contempla mais de 26 mil m². Como se não bastasse a magnitude do projeto, outro ponto que merece ser destacado é o mobiliário incrível do prédio.

Desenvolvido especialmente por Paulo Mendes da Rocha, as peças - que seguem os traços modernistas do prédio espelhado - foram apresentadas pela primeira vez no setor Design da SP-Arte/2017, um dos eventos mais importantes do mercado global de artes. Inclusive uma das peças foi inspirada em uma ferramento criada por um dos operários.


A acessibilidade é outro ponto central do conceito arquitetônico dessa unidade do Sesc, na qual diversas rampas comunicam e integram todos os andares, tornando a prédio acessível a todos. Desde o teatro no subsolo até a biblioteca, que conta com mais de 12 mil exemplares, todos os visitantes são bem-vindos nos mais diferentes ambientes do complexo.

Sendo assim, inaugurar uma nova sede do Sesc nessa região, que tende a ficar sem vida depois do expediente comercial, abre caminho para novas descobertas e possibilidades para o Centro de São Paulo. Convidando a população a participar desse novo momento, o Sesc 24 de Maio é um polo cultural e de serviços tão diverso e completo como a própria cidade.

Sesc 24 de Maio
Interior (Foto: Divulgação).

Pra visitar a nova unidade do Sesc, o endereço é Rua Vinte e Quatro de Maio, número 109, Centro. Os dias e horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h00 às 21h00. Nos domingos e feriados, o horário é diferenciado, sendo das 9h00 até às 18h00. As estações de metrô mais próxima são a República (Linha Amarela) e a Anhangabaú (Linha Vermelha).

278 visualizações

Posts recentes

bottom of page