Você já ouviu falar em Design Aberto?
Se não, descubra aqui o que é e porque esse deve ser o futuro do mobiliário (e talvez de todo o mundo do Design).
Plataformas Open Source estão tomando o mercado em diversas áreas. O compartilhamento de arquivos, dados e principalmente conhecimento já são uma realidade e fazem parte do nosso cotidiano. Coletivo e Colaborativo estão intimamente ligados com a impressão que temos de crescimento e evolução.
E como tudo isso afeta o Design?
Um projeto que surgiu em 2013 chamado Opendesk traz uma linha completamente gratuita de mobiliários em código aberto.
Através do site, qualquer pessoa pode baixar os projetos e planos de corte para sua produção particular.
Viu aquela mesa, gostou, faça o download e leve até seu marceneiro (que possua uma máquina CNC ou corte a laser, devido a precisão) para ele reproduzir seu móvel.
Não conhece nenhum marceneiro para reproduzir aquela cadeira que você tanto gostou no site? Não tem problema, a Opendesk possuí um cadastro de profissionais capacitados e te indica opções perto de você.
Desde sua fundação, em Londres, o número de downloads não para de crescer, e a quantidade de móveis disponíveis já dobrou.
Você Designer pode enviar o seu projeto e disponibilizar para qualquer pessoa no mundo. Ou ainda se cadastrar como Maker, o profissional da produção.
Também podemos solicitar que Designers façam o projeto do seu espaço. Grandes empresas tem usado a plataforma e o mobiliário disponível em seus escritórios ao redor do mundo, como Nike, Accenture, Greenpeace.
Um exemplo de como o Design Aberto tem crescido, a Opendesk vem participando do famoso Salão de Milão iSaloni, mostra de Design e Mobiliário de referência internacional que ocorre todos os anos no mês de abril, expondo móveis de diversos Designers do mundo.
Uma marca que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil é a Mono Design.
A empresa desenha, produz e vende mobiliário próprio através do seu site, mas também disponibiliza os projetos e planos de corte para download para qualquer pessoa poder reproduzir seus móveis de maneira particular.
A Mono Design está aberta a receber projetos de Designers para produção e venda (após aprovação de viabilidade e projeto), exibindo o perfil do criador e remunerando-o com royalties a cada venda realizada através da marca.
Se você deseja um projeto personalizado com mobiliário de Design Aberto, conte com a gente para realizar. Conheça nossos projetos aqui.
Commentaires