top of page

Você já ouviu falar em Design Aberto?

Atualizado: 16 de jul. de 2018

Você já ouviu falar em Design Aberto?

Se não, descubra aqui o que é e porque esse deve ser o futuro do mobiliário (e talvez de todo o mundo do Design).


Plataformas Open Source estão tomando o mercado em diversas áreas. O compartilhamento de arquivos, dados e principalmente conhecimento já são uma realidade e fazem parte do nosso cotidiano. Coletivo e Colaborativo estão intimamente ligados com a impressão que temos de crescimento e evolução.


E como tudo isso afeta o Design?

Opendesk
Opendesk (Foto: Divulgação)

Um projeto que surgiu em 2013 chamado Opendesk traz uma linha completamente gratuita de mobiliários em código aberto.


Através do site, qualquer pessoa pode baixar os projetos e planos de corte para sua produção particular.


Viu aquela mesa, gostou, faça o download e leve até seu marceneiro (que possua uma máquina CNC ou corte a laser, devido a precisão) para ele reproduzir seu móvel.


Não conhece nenhum marceneiro para reproduzir aquela cadeira que você tanto gostou no site? Não tem problema, a Opendesk possuí um cadastro de profissionais capacitados e te indica opções perto de você.


Desde sua fundação, em Londres, o número de downloads não para de crescer, e a quantidade de móveis disponíveis já dobrou.


Você Designer pode enviar o seu projeto e disponibilizar para qualquer pessoa no mundo. Ou ainda se cadastrar como Maker, o profissional da produção.


Também podemos solicitar que Designers façam o projeto do seu espaço. Grandes empresas tem usado a plataforma e o mobiliário disponível em seus escritórios ao redor do mundo, como Nike, Accenture, Greenpeace.


Um exemplo de como o Design Aberto tem crescido, a Opendesk vem participando do famoso Salão de Milão iSaloni, mostra de Design e Mobiliário de referência internacional que ocorre todos os anos no mês de abril, expondo móveis de diversos Designers do mundo.

Mono Design
Mono Design (Foto: Divulgação)

Uma marca que vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil é a Mono Design

A empresa desenha, produz e vende mobiliário próprio através do seu site, mas também disponibiliza os projetos e planos de corte para download para qualquer pessoa poder reproduzir seus móveis de maneira particular.


A Mono Design está aberta a receber projetos de Designers para produção e venda (após aprovação de viabilidade e projeto), exibindo o perfil do criador e remunerando-o com royalties a cada venda realizada através da marca.


Se você deseja um projeto personalizado com mobiliário de Design Aberto, conte com a gente para realizar. Conheça nossos projetos aqui.

149 visualizações

Posts recentes

bottom of page